CERTIFICADO DE CONTUMÁCIA


É possível a qualquer cidadão residente fora de Portugal solicitar a emissão de Certificado de Contumácia diretamente a estes serviços. Não é necessário o reconhecimento de assinatura no requerimento de certificado de contumácia. Para isso, basta utilizar o formulário disponível na página na Internet da Direcção-Geral da Administração da Justiça (www.dgaj.mj.pt), o qual deve ser impresso, preenchido e assinado, sendo remetido por qualquer via (incluindo correio eletrónico) acompanhado de cópia de documento de identificação e do pagamento ou comprovativo de pagamento.

 

Abaixo informações complementares da DGAJ:

 

1. O certificado de contumácia será remetido diretamente ao requerente pela via por este escolhida (incluindo correio eletrónico), uma vez que foi abolido o selo branco.

 

2. No caso de escolhida a opção de receção do certificado por via eletrónica, o valor a pagar é de 4 euros (custo da emissão); No caso de opção de receção por correio registado, o valor a pagar é de 7,25 euros (valor da emissão e o valor de despesas de envio por correio postal)

 

3. Informação detalhada sobre o assunto em www.dgaj.mj.pt, separador REGISTO CRIMINAL, com o seguinte link direto:

https://dgaj.justica.gov.pt/Registo-criminal/Pedir-e-consultar-certificado-de-contumacia

 

4. Anexa-se um exemplar do novo formulário. Este é o único modelo atualmente aceite por estes serviços.

 

Link direto para o formulário (inclui instruções de preenchimento em português e em inglês, nas páginas 3, 4, 5 e 6):

https://dgaj.justica.gov.pt/Portals/26/4-REGISTO%20CRIMINAL/6-Formulario_ReqCertifContumacia_MAIO2019.pdf?ver=2019-05-21-162022-527

  • Partilhe